quarta-feira, 5 de agosto de 2009


TP4 – Escrita, crenças e teorias 15 e 16 Série: 10ª Atividade: Escrita momento do dia.

Este trabalho foi realizado no dia nove de junho com os alunos do nono ano da Escola Max Schubert. A partir da proposta de trabalho do curso Gestar II iniciei a atividade com uma conversa. Em primeiro lugar disse que nossa proposta de trabalho daquele dia era produção de texto. Alguns alunos reclamaram dizendo por que a professora não faz uma prova ao invés de produção de texto. Com isso, reforça ainda mais o que já sabemos “nossos alunos não gostam de escrever”.
Mesmo com as reclamações de alguns alunos continuei a fala. Então falei da importância da produção escrita, ou seja, ressaltei que a partir da produção que desenvolvemos nossas habilidades ortográficas entre outras. A partir disso, pedi que cada aluno imaginasse um momento do seu dia para produzir o texto. Neste momento alguns alunos disseram que não sabiam o que escrever. Muitos falaram ao mesmo tempo, com isso, pedi silêncio e relatei alguns momentos que eles poderiam descrever e ainda falei sobre o momento do meu dia e que eu também poderia escrever.
Assim, alguns alunos comentaram sobre suas ideias e como elaborar seus próprios textos. Muitas ideias surgiram a partir da minha fala e da opinião de outros alunos. Após a conversa todos os alunos iniciaram a escrita da produção textual. O término do texto aconteceu no dia quinze de junho, na qual, todos os alunos elaboram o texto e entregaram.

TP4 – Leitura e processos de escrita I unidades 13 e 14 Série: 2ª Atividade: Festas Juninas.

Este trabalho iniciou no dia dezenove de junho com os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Atayde Machado “DADI”. Para realizar o trabalho proposto pelo caderno de teoria e prática, avançando na prática página 41 (texto informativo). Solicitei num primeiro momento aos alunos uma pesquisa sobre o tema Festa Junina. Logo, dividi a turma em grupos explique o que cada grupo deveria pesquisar, por exemplo, história da festa junina, santos, crenças, simpatias, comidas, casamento caipira entre outros. A escolha foi realizada através de sorteio, isto é, um integrante de cada equipe escolheu um papel e neste papel estava o seu respectivo tema.
Isto posto, fomos para o A.T.E e lá cada grupo pesquisou sobre o seu tema, discutiu e organizou sobre a forma e apresentação dos trabalhos. A equipe das comidas típicas organizou a compra das comidas para a apresentação do seu trabalho. Com consequência da organização do grupo das comidas típicas surgiu a oportunidade de realizar a Festa Junina do 7 ano. Assim falei da importância da apresentação dos trabalhos no dia da respectiva festa junina.
Na aula do dia vinte e dois pedi para os alunos elaborar o texto informativo, primeiro fiz a leitura de uma reportagem do Jornal Correio do Povo. Depois ressaltei a importância do texto informativo e discutimos quais são os pontos fundamentais de uma informação. Diante disso, pedi para os alunos escrever um texto informativo, ou melhor, falei para que eles escrevessem um texto informativo da própria Festa Junina do 7 ano. Todos realizaram a atividade e depois entregaram.
Assim, no dia trinta de junho foi realizada a apresentação dos trabalhos sobre festa junina, logo, a Festa Junina. Enfim a festa foi perfeita e muito organizada, ou seja, nesta festa teve cadeia do amor, pescaria, bilheteria, comidas típicas, música, correio elegante e ainda todos trajados de caipira.


TP3 – Gêneros e Tipos Textuais Unidades 11 e 12 Série: 6ª Atividade: Sequências tipológicas: os tipos injuntivo e preditivo. Manuais que acompanham aparelhos e produtos ( página 115).

Este trabalho iniciou no dia dezesseis de junho com os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Atayde Machado “DADI”.
Iniciei a proposta de trabalho a partir das atividades com verbos que já estava desenvolvendo em sala de aula com os alunos. Diante disso, com a proposta de trabalho do curso Gestar II era trabalhar com Manuais de eletrodomésticos percebi a possibilidade de conciliar o conteúdo trabalhado com a atividade proposta. Com isso, pedi para os alunos trazer para a aula de língua portuguesa alguns manuais de eletrodomésticos que tinham em casa. Como previsto muitos alunos não trouxeram o material, no entanto, outros trouxeram vários, assim houve a troca dos materiais e todos conseguiram realizar a atividade.
Logo, montei os grupos para realizar a atividade. Percebo nessa turma a grande dificuldade do trabalho em grupo, em outras palavras, muitos escolhem com qual colega quer fazer atividade, por outro lado, excluem outros por não terem a mesma facilidade de compreensão dos conteúdos propostos. No entanto, especialmente neste trabalho eu mesma montei os grupos, ou seja, distribui um número para cada um deles e a partir desse número deveriam montar seus grupos. Depois de muita conversa, critica, e lamentações os grupos estavam em ordem. Com isso, falei para os alunos fazer a leitura e interpretar o manual escolhido por cada grupo. Falei da importância de cada verbo encontrado nos manuais e dos tempos verbais. Depois disso expliquei para os alunos a proposta de trabalho, ou melhor, escrevi no quadro as perguntas do avançando na prática página 115, logo, expliquei que eles deveriam responder com o auxílio dos manuais dos eletrodomésticos.
Na segunda aula do mesmo dia os alunos terminaram de responder as perguntas proposta. Então pedi que os alunos guardassem com cuidado a atividade e trouxessem o manual e a atividade na próxima aula. Assim no dia dezoito de junho os alunos terminaram a atividade proposta. Ou seja, expliquei para os alunos o que era uma justificativa também falei de um exemplo comum do cotidiano deles. Por exemplo, se eles em um determinado dia faltassem na aula e tivesse uma prova deveriam trazer uma justificativa assinada pelo pai ou pela mãe pelo não comparecimento na aula naquele determinado dia. Com isso, todos os alunos entenderam o que é uma justificativa, alguns alunos participaram da aula falando sobre outros exemplos de justificativas.
Então expliquei que nossa proposta de trabalho, a partir daquele momento era escrever um texto, ou melhor, fazer uma justificativa com o auxílio do manual e das respostas do trabalho anterior. Todos os grupos realizaram a atividade.

Relatório do Curso Gestar II


TP3 – Gêneros e Tipos Textuais Unidades 9 e 10 Série: 1ª Atividade: O conhecimento intuitivo de gêneros – Biografia.
Este trabalho foi realizado no dia quinze de junho com os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Atayde Machado “DADI”. Então num primeiro momento trabalhei com o dicionário, falei para os alunos procurar o significado da palavra Biografia após o termino da atividade pedi para eles procurar também o significado da palavra autobiografia. O objetivo da atividade foi que cada aluno percebesse a diferença entre biografia e autobiografia. Com isso percebi que a atividade foi muito gratificante, ou seja, todos os alunos descobriram e analisaram o significado de cada uma das palavras. Após o termino da atividade pedi para que alguns alunos lessem o que tinham encontrado no dicionário. Assim de forma voluntária alguns alunos fizeram à leitura. Logo, fiz a leitura do texto 1 página 19 do caderno de teoria e prática, isto é, a Biografia do autor Carlos Drummond de Andrade. E, ainda pedi para que os alunos olhassem nos seus próprios livros de literatura para verificar se existia a biografia do autor do livro. Com isso, acredito que foi um momento rico em conhecimento e descoberta, pois alguns alunos não sabiam o que era uma biografia. A partir disso, pedi para os alunos elaborar a biografia de alguém, expliquei que poderia ser da mãe, pai, um ídolo, alguém conhecido ou poderia ser uma pessoa da escola. Tive que explicar outras vezes sobre o que realmente era uma biografia e como deveriam escreve o texto.
Após terminar o texto todos os alunos entregaram a atividade. Contudo, para terminar a proposta de produção textual Biografia eu fiz a leitura da poesia A PORTA de Vinicius de Morais. Fiz a leitura várias vezes para que todos os alunos compreendessem o poema. Depois da leitura comentei sobre o objetivo do poema e que a partir da leitura eles tinham que imaginar um objeto e escrevessem sobre ele, ou melhor, fazer a autobiografia do objeto escolhido. Entretanto, alguns alunos não entenderam a proposta da atividade, então expliquei novamente até que todos os alunos compreendessem a atividade.
Enfim, os alunos elaboraram textos e poemas fantásticos, por exemplo, alguns escreveram sobre a maquiagem, chave, relógio entre outros. Assim, acredito que a atividade foi de grande valia, pois existiu a troca de conhecimento entre professor e alunos.