domingo, 7 de junho de 2009

Pensamento

Loucura ? Sonho? Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira, mas já tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum.
Monteiro Lobato

Vida de professor...

Minha mãe sempre foi na minha vida o referencial para a escolha da profissão PROFESSORA. Quando pequena sentia orgulho da minha mãe ser PROFESSORA, apesar de nunca ser sua aluna, adorava estar na escola e ver que a minha mãe estava sempre ali presente e isso me deixava super feliz. Ela sempre me ajudou a ler e escreve. Aliás, lembro de uma passagem na minha vida quando eu ainda estava na primeira série minha mãe me ensinou a ler, pode até parecer engraçado, mas a palavra era “DANADO”, acredito que na época nós deveríamos estar estudando a letra “D” na cartilha. O tempo passou e ainda sinto orgulho de ser filha de uma professora ainda mais sendo minha “mãe”.
Por ser filha de professora sempre tive algumas prioridades na sala de aula. Eu era a preferida das professoras para realizar atividades entre outras. Eu adorava... e qual criança que não gosta de ser o “preferido” do professor. Quando fui para o ginásio minha mãe não estava mais presente, contudo, no início isso me deixou frustrada, mas com o tempo estava acostumada. Todavia, na quinta série tive a oportunidade de ter uma ótima professora de Língua Portuguesa a professora Estela. Nas aulas de português eu tinha que ler um livro de literatura e depois contar a história, adorava lembro que em um dos livros tirei nota dez.
O tempo passou, terminei o ensino médio e ainda não tinha definido qual área gostaria de lecionar. Num primeiro momento queria fazer Pedagogia cheguei até fazer vestibular, passei, logo depois desisti. Com a mudança para Santa Catarina fiquei dois anos sem estudar. No entanto, com a oportunidade de fazer vestibular optei por fazer Letras. O grande sonho de estar cursando uma faculdade e ser futuramente ser professora me deixou muito feliz. Admito que estudar e trabalhar não foi nada fácil, entretanto, muito gratificante. Apesar de não estar trabalhando na área tudo que aprendi foi de grande valia. O Grande desafio na época de cursar letras foi estudar Língua Inglesa pois até o presente momento eu não tinha muito contato com inglês. Como a vida nos proporciona coisas boas tive a oportunidade de ter como professora de Língua Inglesa Rosiméri (Méri), talvez ela nem saiba, mas através da metodologia que ela utiliza em sala de aula despertou em mim o interesse e o gosto pelo inglês. Os anos passaram e chegou o dia da formatura, foi um dia inesquecível que jamais será esquecido.
Contudo, ser professor é um grande desafio, mas um desafio gostoso de experimentar. Apesar das diversidades que sabemos que existe, o que nos deixa feliz é ver nos olhos dos nossos alunos o brilho da descoberta. Verificar também que através de uma nova dinâmica ou atividade diversificada que nosso objetivo foi alcançado/realizado.