segunda-feira, 17 de agosto de 2009


TP5 – Estilo, coerência e coesão 17 e 18 Série: 4ª Atividade: Jogo de quebra cabeça a importância do manuseio das partes. (imagem coerente). Coerência no texto escrito.

Este trabalho iniciou no dia seis de julho com os alunos do nono ano da Escola Machado de Assis. Como eu estava trabalhando com a turma pronomes relativos percebi o momento rico em aprendizagem a partir do quebra-cabeça. Então levei para a sala de aula revistas, cartolinas, papel sulfite, cola e tesoura. Antes de distribuir o material falei sobre a importância do uso dos pronomes corretos na produção textual e nas frases, também ressaltei a coerência que deve existir quando escrevemos um texto. Em seguida pedi para os alunos fazer as duplas. Logo, expliquei a atividade, ou seja, falei sobre o quebra-cabeça ainda expliquei também que cada grupo deveria escolher uma figura colar na cartolina, posteriormente fazer o quebra-cabeça.
Assim sendo no dia oito de julho continuamos a atividade. No entanto, muitos alunos faltaram, isto é, alguns destes alunos estavam com os materiais dos colegas. Com isso, os alunos tiveram que fazer novamente o quebra-cabeça. Assim, na segunda aula do mesmo dia os alunos terminaram seu quebra-cabeça e trocaram entre si para os colegas conhecer o material do outro. Enfim a brincadeira foi muito interessante houve participação de todos. Com o término da atividade pedi para os alunos o que eles tinham percebido ao montar o quebra-cabeça. Alguns responderam encaixe das peças, outros falaram um quebra-cabeça. Com isso falei da harmonia da figura e ainda que cada peça tenha que encaixar no seu devido lugar para a figura ficar correta. Diante disso, falei novamente sobre a coerência da produção de texto, lembrei ainda sobre os pronomes relativos que estamos estudando.
Para finalizar a atividade levei para a sala de aula várias frases sem os pronomes relativos. E, em outro papel distribui os pronomes relativos, assim cada dupla teve que recortar os pronomes relativos e colocar de forma coerente nas frases como se fosse um quebra-cabeça. Com isso, percebi grande dificuldade dos alunos em resolver a atividade, contudo todos resolveram depois disso fizemos a correção e posteriormente todos entregaram a atividade.

TP5 – Estilo, coerência e coesão 19 e 20 Série: 9ª Atividade: Escrita de um texto a partir de elementos de coesão.
Com o trabalho escolhido preparei todo o material e levei pronto para sala de aula, ou seja, preparei todas as cartelas e os envelopes para a elaboração da atividade.
Este trabalho iniciou no dia seis de julho com os alunos do oitavo ano da Escola Machado de Assis. Num primeiro momento perguntei aos alunos se eles sabiam o que era elementos de coesão em um texto. A resposta foi uma só “não”. A partir disso, falei sobre alguns elementos de coesão como: entretanto, todavia, contudo, mas, portanto, com isso e entre outros. Diante disso alguns alunos falaram que já tinham estudado sobre o assunto. Com isso, minha proposta era um tema que todos os alunos soubessem escrever sobre o assunto. Então falei sobre a gripe “A”, logo, pedi se eles eram conhecedores do assunto e se todos concordavam com o tema, assim de imediato a resposta foi positiva. Em seguida, pedi para os alunos fazer dupla. A seguir distribui as cartelas e escrevi no quadro a primeira pergunta proposta pelo caderno de teoria e prática, avançando na prática página 162. Portanto, a cada pergunta os alunos colocavam as respostas no envelope e assim sucessivamente.
Assim, no dia oito de julho continuei a atividade, isto é, inicialmente, falei para os alunos fazer as mesmas duplas da aula anterior para que pudéssemos terminar a atividade. Depois os alunos estarem em seus devidos lugares distribui as folhas novamente, isto é, um aluno de cada dupla pegou um papel de cada envelope para montar seu texto. Em seguida ressaltei sobre a importância dos elementos de coesão no texto. Falei que seria necessário naquele momento o uso deste, pois o texto não teria sentido caso os alunos não usassem os elementos de coesão. Com isso, percebi uma grande dificuldade por parte dos alunos, deste modo, passei em todas as duplas lendo os textos e ajudando os alunos a colocar os elementos de coesão corretos no texto. Contudo depois de corrigir os textos distribui novamente aos para que eles corrigissem e passar a limpo. Depois disso montamos um mural “mural de informação”, a atividade foi muito interessante, acredito que houve compreensão e entendimento por parte dos alunos, percebi também que eles gostaram da maneira que realizaram a atividade.