quarta-feira, 5 de agosto de 2009


TP3 – Gêneros e Tipos Textuais Unidades 11 e 12 Série: 6ª Atividade: Sequências tipológicas: os tipos injuntivo e preditivo. Manuais que acompanham aparelhos e produtos ( página 115).

Este trabalho iniciou no dia dezesseis de junho com os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Atayde Machado “DADI”.
Iniciei a proposta de trabalho a partir das atividades com verbos que já estava desenvolvendo em sala de aula com os alunos. Diante disso, com a proposta de trabalho do curso Gestar II era trabalhar com Manuais de eletrodomésticos percebi a possibilidade de conciliar o conteúdo trabalhado com a atividade proposta. Com isso, pedi para os alunos trazer para a aula de língua portuguesa alguns manuais de eletrodomésticos que tinham em casa. Como previsto muitos alunos não trouxeram o material, no entanto, outros trouxeram vários, assim houve a troca dos materiais e todos conseguiram realizar a atividade.
Logo, montei os grupos para realizar a atividade. Percebo nessa turma a grande dificuldade do trabalho em grupo, em outras palavras, muitos escolhem com qual colega quer fazer atividade, por outro lado, excluem outros por não terem a mesma facilidade de compreensão dos conteúdos propostos. No entanto, especialmente neste trabalho eu mesma montei os grupos, ou seja, distribui um número para cada um deles e a partir desse número deveriam montar seus grupos. Depois de muita conversa, critica, e lamentações os grupos estavam em ordem. Com isso, falei para os alunos fazer a leitura e interpretar o manual escolhido por cada grupo. Falei da importância de cada verbo encontrado nos manuais e dos tempos verbais. Depois disso expliquei para os alunos a proposta de trabalho, ou melhor, escrevi no quadro as perguntas do avançando na prática página 115, logo, expliquei que eles deveriam responder com o auxílio dos manuais dos eletrodomésticos.
Na segunda aula do mesmo dia os alunos terminaram de responder as perguntas proposta. Então pedi que os alunos guardassem com cuidado a atividade e trouxessem o manual e a atividade na próxima aula. Assim no dia dezoito de junho os alunos terminaram a atividade proposta. Ou seja, expliquei para os alunos o que era uma justificativa também falei de um exemplo comum do cotidiano deles. Por exemplo, se eles em um determinado dia faltassem na aula e tivesse uma prova deveriam trazer uma justificativa assinada pelo pai ou pela mãe pelo não comparecimento na aula naquele determinado dia. Com isso, todos os alunos entenderam o que é uma justificativa, alguns alunos participaram da aula falando sobre outros exemplos de justificativas.
Então expliquei que nossa proposta de trabalho, a partir daquele momento era escrever um texto, ou melhor, fazer uma justificativa com o auxílio do manual e das respostas do trabalho anterior. Todos os grupos realizaram a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário