domingo, 8 de novembro de 2009

Avaliação Final - Curso Gestar II















Quando optei em iniciar o curso sabia que seria um curso com muito trabalho e dedicação. Na verdade, acredito que fui à última integrante do curso, ou seja, para participar do curso tive que desistir de trabalhar com Ensino Médio, aliás, na época foi a melhor escolha. Num primeiro momento fiquei assustada com tantas atividades que teria que realizar como: atividades com os alunos, relatórios, coleta das atividades, blogspot, postagens, portfólio das nossas atividades e o projeto final.
Contudo, acredito que essa troca foi muito proveitosa, pois com o processo e desenvolvimento do curso percebi quanto o curso acrescentaria na minha profissão. Afinal, o curso é voltado à prática educativa, ou melhor, todas as atividades relacionadas nos livros (TP e AAA) são voltadas a nossa prática em sala de aula.
Agradeço também a nossa coordenadora Angelita, muito obrigada pela dedicação e compreensão.

Literatura nas aulas de Língua Portuguesa

Segue algumas sugestões para trabalhar literatura nas aulas de Língua Portuguesa. Atividade desenvolvida em uma das oficinas do Curso Gestar II.


O menino do Pijama Listrado (John Boyne)

*Responder as perguntas: O que é amizade? Se você tivesse que decidir entre ti e seu amigo, o que faria? O que aconteceu na 2ª Guerra Mundial? Após, assistir algumas cenas do filme.
* Recriar a história com estrutura de texto narrativo mudando o final da obra original.


Marley e Eu ( John Grogan)

*Assistir ao filme.
*Responder as questões de análise feitas pelo professor e após, produzir uma resenha critica sobre a obra fazendo uma comparação entre o filme e o livro.


Tchau (Lygia Bojunga Nunes)

*Abrir uma discussão sobre o que os alunos pensam sobre amor, traição, família.
* Leitura da obra em forma de novela. Após, produzir um artigo de opinião acerca da história. Em seguida, leitura de alguns textos e discussão oral em sala.

Crepúsculo (Stephenie Meyer)

*Apresentar ou pesquisar a biografia da autora. Apresentar uma parte do filme e solicitar a representação do crepúsculo em forma de desenho ou imagens.
* Produção de um teatro baseado na obra com relação à realidade.

A bolsa amarela (Lygia Bojunga Nunes)

*Perguntar à turma o que imaginam que tenha na bolsa amarela.
* A sala produz uma bolsa amarela e no decorrer do ano cada um coloca nessa bolsa seus sonhos, desejos, objetos importantes e ao fim do ano, abrir a bolsa e cada aluno comenta sobre o que depositou.


O menino do dedo verde (Maurice Druon)

*Relacionar os elementos da capa ao título.
*Fazer a leitura em capítulos (ler para os alunos) e fazer reflexão através de questionamentos. Após, em duplas, produzir um livro com cenas da obra. (trabalhar começo, meio e fim).


A garota quase perfeita (Regina Drummond)

*Questionar os alunos: “Qual a sua ideia de fada madrinha?” A socialização pode ser através de discussões.
*Socialização e reflexão acerca da atitude da personagem principal “Gracinha”. Em seguida, produção de artigo de opinião ou paródia sobre a temática do livro.


O Garoto Verde (Toni Brandão)

*Leitura da capa do livro e em contrapartida, assistir ao vídeo: A Ilha das flores.
* Discussões em relação ao livro e ao vídeo, produção de cartazes dando ênfase a importância do destino adequado do lixo.


Meu pé de laranja lima (José Mauro de Vasconcellos)

* Ler para os alunos trechos mais importantes da obra e em paralelo assistir a algumas cenas do filme.
*Relacionar a obra a alguns valores humanos, virtudes, atitudes através de produção de poemas, paródias, ou até mesmo responder à análise feito pelo professor.


Ninguém conhece o que é um poema (Ricardo Azevedo)

* Criar uma caixa surpresa e dentro dela colocar em tarjas de papel versos de poemas que o próprio livro traz, numerá-las e caracterizar o poema por cor. Assim, cada aluno ficará com um verso e formará equipe a partir do poema. Em seguida, fazer a leitura e apresentar à turma.
* Após a leitura do livro, o aluno terá de representar o poema favorito através de imagens, colagens, pinturas, desenhos, etc.