quarta-feira, 5 de agosto de 2009


TP4 – Leitura e processos de escrita I unidades 13 e 14 Série: 2ª Atividade: Festas Juninas.

Este trabalho iniciou no dia dezenove de junho com os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Atayde Machado “DADI”. Para realizar o trabalho proposto pelo caderno de teoria e prática, avançando na prática página 41 (texto informativo). Solicitei num primeiro momento aos alunos uma pesquisa sobre o tema Festa Junina. Logo, dividi a turma em grupos explique o que cada grupo deveria pesquisar, por exemplo, história da festa junina, santos, crenças, simpatias, comidas, casamento caipira entre outros. A escolha foi realizada através de sorteio, isto é, um integrante de cada equipe escolheu um papel e neste papel estava o seu respectivo tema.
Isto posto, fomos para o A.T.E e lá cada grupo pesquisou sobre o seu tema, discutiu e organizou sobre a forma e apresentação dos trabalhos. A equipe das comidas típicas organizou a compra das comidas para a apresentação do seu trabalho. Com consequência da organização do grupo das comidas típicas surgiu a oportunidade de realizar a Festa Junina do 7 ano. Assim falei da importância da apresentação dos trabalhos no dia da respectiva festa junina.
Na aula do dia vinte e dois pedi para os alunos elaborar o texto informativo, primeiro fiz a leitura de uma reportagem do Jornal Correio do Povo. Depois ressaltei a importância do texto informativo e discutimos quais são os pontos fundamentais de uma informação. Diante disso, pedi para os alunos escrever um texto informativo, ou melhor, falei para que eles escrevessem um texto informativo da própria Festa Junina do 7 ano. Todos realizaram a atividade e depois entregaram.
Assim, no dia trinta de junho foi realizada a apresentação dos trabalhos sobre festa junina, logo, a Festa Junina. Enfim a festa foi perfeita e muito organizada, ou seja, nesta festa teve cadeia do amor, pescaria, bilheteria, comidas típicas, música, correio elegante e ainda todos trajados de caipira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário