quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Relatório do Curso Gestar II


TP3 – Gêneros e Tipos Textuais Unidades 9 e 10 Série: 1ª Atividade: O conhecimento intuitivo de gêneros – Biografia.
Este trabalho foi realizado no dia quinze de junho com os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Atayde Machado “DADI”. Então num primeiro momento trabalhei com o dicionário, falei para os alunos procurar o significado da palavra Biografia após o termino da atividade pedi para eles procurar também o significado da palavra autobiografia. O objetivo da atividade foi que cada aluno percebesse a diferença entre biografia e autobiografia. Com isso percebi que a atividade foi muito gratificante, ou seja, todos os alunos descobriram e analisaram o significado de cada uma das palavras. Após o termino da atividade pedi para que alguns alunos lessem o que tinham encontrado no dicionário. Assim de forma voluntária alguns alunos fizeram à leitura. Logo, fiz a leitura do texto 1 página 19 do caderno de teoria e prática, isto é, a Biografia do autor Carlos Drummond de Andrade. E, ainda pedi para que os alunos olhassem nos seus próprios livros de literatura para verificar se existia a biografia do autor do livro. Com isso, acredito que foi um momento rico em conhecimento e descoberta, pois alguns alunos não sabiam o que era uma biografia. A partir disso, pedi para os alunos elaborar a biografia de alguém, expliquei que poderia ser da mãe, pai, um ídolo, alguém conhecido ou poderia ser uma pessoa da escola. Tive que explicar outras vezes sobre o que realmente era uma biografia e como deveriam escreve o texto.
Após terminar o texto todos os alunos entregaram a atividade. Contudo, para terminar a proposta de produção textual Biografia eu fiz a leitura da poesia A PORTA de Vinicius de Morais. Fiz a leitura várias vezes para que todos os alunos compreendessem o poema. Depois da leitura comentei sobre o objetivo do poema e que a partir da leitura eles tinham que imaginar um objeto e escrevessem sobre ele, ou melhor, fazer a autobiografia do objeto escolhido. Entretanto, alguns alunos não entenderam a proposta da atividade, então expliquei novamente até que todos os alunos compreendessem a atividade.
Enfim, os alunos elaboraram textos e poemas fantásticos, por exemplo, alguns escreveram sobre a maquiagem, chave, relógio entre outros. Assim, acredito que a atividade foi de grande valia, pois existiu a troca de conhecimento entre professor e alunos.

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