segunda-feira, 17 de agosto de 2009


TP5 – Estilo, coerência e coesão 17 e 18 Série: 4ª Atividade: Jogo de quebra cabeça a importância do manuseio das partes. (imagem coerente). Coerência no texto escrito.

Este trabalho iniciou no dia seis de julho com os alunos do nono ano da Escola Machado de Assis. Como eu estava trabalhando com a turma pronomes relativos percebi o momento rico em aprendizagem a partir do quebra-cabeça. Então levei para a sala de aula revistas, cartolinas, papel sulfite, cola e tesoura. Antes de distribuir o material falei sobre a importância do uso dos pronomes corretos na produção textual e nas frases, também ressaltei a coerência que deve existir quando escrevemos um texto. Em seguida pedi para os alunos fazer as duplas. Logo, expliquei a atividade, ou seja, falei sobre o quebra-cabeça ainda expliquei também que cada grupo deveria escolher uma figura colar na cartolina, posteriormente fazer o quebra-cabeça.
Assim sendo no dia oito de julho continuamos a atividade. No entanto, muitos alunos faltaram, isto é, alguns destes alunos estavam com os materiais dos colegas. Com isso, os alunos tiveram que fazer novamente o quebra-cabeça. Assim, na segunda aula do mesmo dia os alunos terminaram seu quebra-cabeça e trocaram entre si para os colegas conhecer o material do outro. Enfim a brincadeira foi muito interessante houve participação de todos. Com o término da atividade pedi para os alunos o que eles tinham percebido ao montar o quebra-cabeça. Alguns responderam encaixe das peças, outros falaram um quebra-cabeça. Com isso falei da harmonia da figura e ainda que cada peça tenha que encaixar no seu devido lugar para a figura ficar correta. Diante disso, falei novamente sobre a coerência da produção de texto, lembrei ainda sobre os pronomes relativos que estamos estudando.
Para finalizar a atividade levei para a sala de aula várias frases sem os pronomes relativos. E, em outro papel distribui os pronomes relativos, assim cada dupla teve que recortar os pronomes relativos e colocar de forma coerente nas frases como se fosse um quebra-cabeça. Com isso, percebi grande dificuldade dos alunos em resolver a atividade, contudo todos resolveram depois disso fizemos a correção e posteriormente todos entregaram a atividade.

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