segunda-feira, 17 de agosto de 2009


TP5 – Estilo, coerência e coesão 19 e 20 Série: 9ª Atividade: Escrita de um texto a partir de elementos de coesão.
Com o trabalho escolhido preparei todo o material e levei pronto para sala de aula, ou seja, preparei todas as cartelas e os envelopes para a elaboração da atividade.
Este trabalho iniciou no dia seis de julho com os alunos do oitavo ano da Escola Machado de Assis. Num primeiro momento perguntei aos alunos se eles sabiam o que era elementos de coesão em um texto. A resposta foi uma só “não”. A partir disso, falei sobre alguns elementos de coesão como: entretanto, todavia, contudo, mas, portanto, com isso e entre outros. Diante disso alguns alunos falaram que já tinham estudado sobre o assunto. Com isso, minha proposta era um tema que todos os alunos soubessem escrever sobre o assunto. Então falei sobre a gripe “A”, logo, pedi se eles eram conhecedores do assunto e se todos concordavam com o tema, assim de imediato a resposta foi positiva. Em seguida, pedi para os alunos fazer dupla. A seguir distribui as cartelas e escrevi no quadro a primeira pergunta proposta pelo caderno de teoria e prática, avançando na prática página 162. Portanto, a cada pergunta os alunos colocavam as respostas no envelope e assim sucessivamente.
Assim, no dia oito de julho continuei a atividade, isto é, inicialmente, falei para os alunos fazer as mesmas duplas da aula anterior para que pudéssemos terminar a atividade. Depois os alunos estarem em seus devidos lugares distribui as folhas novamente, isto é, um aluno de cada dupla pegou um papel de cada envelope para montar seu texto. Em seguida ressaltei sobre a importância dos elementos de coesão no texto. Falei que seria necessário naquele momento o uso deste, pois o texto não teria sentido caso os alunos não usassem os elementos de coesão. Com isso, percebi uma grande dificuldade por parte dos alunos, deste modo, passei em todas as duplas lendo os textos e ajudando os alunos a colocar os elementos de coesão corretos no texto. Contudo depois de corrigir os textos distribui novamente aos para que eles corrigissem e passar a limpo. Depois disso montamos um mural “mural de informação”, a atividade foi muito interessante, acredito que houve compreensão e entendimento por parte dos alunos, percebi também que eles gostaram da maneira que realizaram a atividade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário